A evolução do BPM, o iBPM

A Target é uma gigante americana que trabalha no mercado varejista e que desenvolveu nos últimos anos um sofisticado sistema de análise preditiva que lhe permite avaliar, com boa precisão, as preferências de compra de cada consumidor individualmente. Este modelo é resumido no esquema abaixo.

Este modelo demonstra o conceito de Intelligent Business Operations e mostra como empresas podem obter vantagem competitiva com o uso de tecnologia da informação.
Modelo de análise preditiva de compras da Target, para permitir o envio de propagandas mais assertivas e melhorar a probabilidade de compras de novos produtos e portanto aumento do seu faturamento financeiro.

Baseado neste modelo, esta empresa conseguiu até mesmo detectar grávidas no segundo trimestre da gravidez, o que lhe promoveu vantagem competitiva e fidelização das novas mamães e papais. Para referência, antes da Target as empresas somente conseguiam detectar automaticamente as novas mães no terceiro trimestre da gravidez. Este caso foi até citado na revista Veja na edição que fala sobre BigData e representa o que Gartner Group chama de IBO (Intelligent Business Operations). O IBO é o processo de melhoria das operações de uma empresa, que se tornam mais inteligentes e responsivas através da integração de BPM, análise preditiva, tecnologias sociais e móveis. As organizações que já entenderam o potencial do IBO estão avançando e ocupando espaços de outras organizações mais lentas e reativas.

Para que uma empresa implemente um IBO, ela precisa possui uma plataforma de automação de TI apropriada. Esta plataforma é o iBPM, ou o intelligent Business Process Management.

Um BPM tradicional, mesmo que muito robusto, pode ser visto como a coleção das seguintes peças:

  • Modelador de processos, com suporte a linguagem como BPMN.
  • Simulador de processos, para análise futura de melhorias de processo.
  • Orquestrador de processos, que é um ambiente de execução que permite que um processo BPM seja executado e enlace serviços de TI.
  • IDE para modelagem e orquestração de processos, que é o ambiente de desenvolvimento do analista de BPM
  • Monitor de processos (BAM), que avalia em tempo real as métricas e indicadores de um processo de negócio.
  • Repositório de processos, que permite manter as versões de processo e governar os ativos de processos de uma organização.

Um iBPM vai muito além. Ele inclui também:

  • Suporte à mídia social para incorporar fontes de dados  externas e perspectivas externas (como especialistas e as vozes dos clientes) e dados de contexto em todo o ciclo de vida de um processo. A mídia social pode melhorar e fornecer mais informações sobre o contexto situacional. A mídia social também apoiará técnicas analíticas adicionais, tais como análise de rede social para apoiar as decisões de um processo. Em termos práticos, um processo de promoções de vendas pode olhar os feedbacks sobre um produto no Twitter e Facebook e tomar decisões baseados nestas questões.
  • Suporte de dispositivo móvel para dar aos contribuintes individuais e supervisores acesso 24/7  para manter a capacidade de respostas em qualquer momento .
  • capacidades analíticas ativas em áreas como monitoramento de atividades de negócios (BAM) e tecnologias CEP (Processamento de eventos complexos) para fornecer análises melhores e mais amplas.
  • painéis de negócios mais elaborados para fornecer melhor visibilidade em tempo real sobre o desempenho do processo.
  • Um conjunto crescente de ferramentas de gestão de decisões, incluindo
    suporte poderoso para a gestão de regras de negócio (BRM e BRMS), tecnologias de otimização e simulação, bem como motores de otimização baseados em restrições que utilizam técnicas matemáticas avançadas para pesar
    trade-offs e gerar a decisão mais eficaz disponível.
  • O acesso a fontes de informação não-estruturados e externas, incluindo vídeo, áudio e streams sociais
  • Integração com ferramentas analíticas on-demand.

Para se implementar um iBPM, é necessário uma boa arquitetura de integração, a escolha e seleção de um bom fornecedor de iBPM e a presença de bons arquitetos para habilitar com sabedoria esta nova e complexa plataforma.

PegaSystems, Appian e IBM largaram na frente e ofertam as soluções mais robustas de iBPM, segundo o quadrante mágico do Gartner Group (Ver quadro abaixo). Mas muitas outras empresas também ofertam soluções interessantes e já habilitam a sua empresa para avançar no caminho das operações inteligentes de negócio.

O quadrante mostra os principais fornecedores da segunda geração de ferramentas BPM do século XXI
O quadrante mostra os principais fornecedores da segunda geração de ferramentas BPM do século XXI, o iBPM.

Texto originalmente postado em: http://www.betapyx.com/blog/2014/01/08/a-evolucao-do-bpm-o-ibpm/.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s