Maturidade 1 em Métodos Ágeis – Reconhecimento

Muitos times e organizações desconhecem que eles não desempenham bem. Isso é muito natural e faz parte da limitação humana em compreender o efeito das suas ações no desempenho dos sistemas onde estão inseridos.

Mas o que é um sistema? Convido você a investir alguns minutos do seu tempo para assistir o vídeo abaixo, que apresenta o conceito de forma brilhante: Em Um Mundo de Sistemas (YouTube).

O desenvolvimento de software é também um sistema. E um sistema complexo, infelizmente. Os efeitos das ações tomadas nem sempre geram os efeitos desejados.

Algumas ações comuns na indústria parecem muito naturais e eficazes, tais como:

. especificar todos os requisitos antes que a primeira linha de código seja construída;

. especializar funções e otimizar a comunicação através de emails e documentos;

. testar apenas quando o código estiver pronto;

. reduzir o custo do desenvolvimento de produtos através da contratação de pessoas mais baratas;

. comandar e controlar o trabalho das pessoas;

. adicionar pessoas a um projeto atrasado para colocá-lo no trilho novamente.

Curiosamente, todas estas ações acima geram efeitos contra-intuitivos, i.e, eles tendem a gerar efeitos destrutivos no sistema. Um exemplo (levemente mais elaborado que o vídeo anterior) é mostrado por Craig Larman no diagrama abaixo.

xsystemsp20thinking-15-pagespeed-ic-wns033qpdz

Fonte: Craig Larman – Pensamento Sistêmico

Embora o desenho pareça complicado, ele mostra que existe um efeito defasado no tempo e no espaço na qualidade de um produto a partir da contratação de desenvolvedores baratos, que por sua vez gera um efeito negativo na produtividade do produto. É um exemplo de uma dinâmica negativa, tomada por uma ação que parece correta (contratar mais pessoas, mais baratas, para aumentar a produtividade do produto).

Reconhecer, pois, as armadilhas dos métodos tradicionais é o primeiro ponto para aumentar a maturidade do seu trabalho e do seu time em direção à melhoria de produtividade trazida pelos métodos ágeis. Trabalhar este reconhecimento requer que você comece a desenvolver uma habilidade de “atenção correta”, i.e., perceber conscientemente o que acontece ao seu redor.

Uma dica simples para começar a ter ciência do seu ambiente é o uso de reuniões de lições aprendidas, que deve ser executada em base semanal ou base quinzenal. Nesta reunião você convida todo o seu time e executa a seguinte dinâmica:

  1. Primeiro, o time avalia o que funcionou. Os fatos positivos devem ser capturados e escritos em um quadro branco ou cartolina. Enquanto facilitador, você deve incentivar o seu time a relatar tudo o que foi bom durante o período da avaliação.
  2.  Depois, você avalia o que não foi tão bom. Os fatos negativos também devem ser capturados, mas sem julgamentos ou acusações. Assim como os fatos positivos, os fatos negativos também devem ser escritos em um quadro branco.
  3. Finalmente, cada ação marcada na lista dos fatos negativos deve gerar uma ou mais ações de melhoria. Esta lista é fundamental e será perseguida pelo time no próximo ciclo de trabalho.

Métodos ágeis são desenhados a partir das premissas que o sistema onde um software é desenvolvido não é linear, i.e, a sua dinâmica complexa emerge a partir das interações entre seus atores. Para lidar com este tipo de ambiente, métodos ágeis estão baseados em um processo contínuo de experimentação e adaptação. Instrumentos como as reuniões diárias, reuniões periódicas de demonstraçao (revisão) e a coleta de lições aprendidas (retrospectiva) são exemplos neste sentido.

Iremos abordar os  princípios e práticas fundamentais dos métodos ágeis no nosso próximo post, onde discutiremos o segundo nível de maturidade de métodos ágeis dentro de uma escala de maturidade de adoção de métodos ágeis.

 

 

 

 

 

Um comentário sobre “Maturidade 1 em Métodos Ágeis – Reconhecimento

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s