Agile Trends 2017 – O Veredito

Terminada mais uma edição do  Agile Trends SP, compilo aqui algumas coisas positivas e as tendências que observei.

1. O termo Agile Coach está se solidificando na comunidade ágil para representar o papel que reúne o evangelista, professor, mentor e agente de mudanças que ajuda organizações na jornada da transformação ágil.

2. Estamos vendo cada vez mais empresas que estão adotando modelos de gestão horizontal. Em particular, o caso da empresa Vagas.Com, que possui 150 pessoas e  nenhum nível hierárquico me chamou a atenção. Lá não existem chefes e todas as decisões são baseadas em consenso a partir de um sistema disciplina de abertura e resolução de controvérsias. Vi também outros casos com modelos baseado em holocracias e também até empresa que divulgam abertamente seus salários. Estes exemplos, embora ainda minoritários, são evidências que é possível que empresas possam operar com menos comando e controle e mais auto-organização.

3. O DevOps está se popularizando. Vi vários casos reais de práticas de integração contínua, entrega contínua, automação de testes, provisionamento de ambientes e infraestrutura como código. E o mais notável é como estas empresas estão ganhando tempo, reduzindo custos e erros com o uso destas práticas . E ainda me pergunto por que alguns gestores nas alterosas ainda estão alheios ao poder destas práticas?

4. A combinação Agile + UX está a todo vapor. Personas, Mapeamento de Histórias do Usuário, Design Sprint, Design Thinking e Digital Nudge são alguns das práticas que estão revolucionando a forma como POs capturam e entregam valor em sistemas de informação.

5. Casos, casos e mais casos . A conferência apresentou muitos casos, em empresas dos mais diversos portes, segmentos e orientações. Embora muitos tenham reconhecido a dificuldade da transformação cultural para o modelo ágil, muitos também reconheceram que este esforço gera recompensas técnicas e financeiras.

Se você não pode participar do evento, fique ligado no sítio http://agiletrendsbr.com. As apresentações de 2017 devem ser disponibilizadas em breve, junto com as apresentações dos anos anteriores.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s