Retrospectivas ágeis sem frescuras

Avaliar se projetos e times estão indo bem é uma ideia já antiga, popularizada em corpos de conhecimento como o PMBOK (Project Review) ou RUP (Iteration Review). E com o crescimento dos métodos ágeis e do SCRUM, o termo retrospectiva ganhou muito popularidade nesse século (Sprint Review).

No Brasil vemos muitos times praticar retrospectivas. Ao mesmo tempo, vemos que muitas dessas reuniões estão focadas puramente em avaliar aspectos motivacionais das pessoas e capturar sentimentos de ansiedade, irritação, desespero ou melancolia.

O foco está primeiro nas pessoas e depois no trabalho. E essa abordagem é perigosa por vários motivos. Enumero alguns motivos aqui:

  1. Se você enquanto Agile Coach não tem formação em psicologia, você pode fazer mais estragos do que melhorias ao tentar promover mudanças comportamentais baseadas em percepções de problemas do campo do subjetivo.
  2. Tentar “melhorar” aquele garoto enxaqueca do seu time não é algo que possui receita, resultado garantido e muito menos tempo definido. O contrário é verdade. Converse com qualquer psicologo sobre o assunto e se surpreenda com o tempo necessário para trabalhar frustrações do campo do subjetivo. Definitivamente, não é algo que você possa colocar em um cartão e executar em uma sprint.
  3.  A sua reunião pode virar uma sala de lamentação, onde desenvolvedores passivo-agressivos vão ficar expondo lamúrias e riscando post-is sem parar para lidar com a agressividade reprimida.
  4. O papel conceitual de uma retrospectiva é o melhorar o seu sistema de trabalho. Se a reunião não cumpre esse objetivo, ela não é um ciclo de feedback de verdade para o sistema adaptativo complexo de trabalho.

Veja. Não estou dizendo que pessoas não são importantes. O contrário é verdade. E é justamente por isso que precisamos respeitar os adultos que estão ali convidados por você e honrá-los com uma reunião que funcione.

Retrospectiva Sem Frescura

Para isso vamos apresentar a Retrospectiva Sem Frescura, centrada no trabalho e respeitando as pessoas ali presentes.

Você deve conduzir uma retrospectiva olhando para o seu quadro Kanban de histórias. Observe a coluna de trabalho realizado. Para cada história ali depositada, pergunte:

  1. Os nossos clientes ficaram satisfeitos com essa história?
  2. Esse história atendeu aos parâmetros de qualidade, custo, e demais critérios de aptidão dos clientes internos e diretoria.
  3. Essa história fluiu bem ao longo do nosso quadro Kanban? O tempo de entrega dessa história foi boa? Ou tivemos impedimentos, bloqueios ou esperas em filas?

Observe também que essas perguntas vão trazer as insatisfações pessoais, com certeza. Por exemplo, se um desenvolvedor precisou esperar 3 dias para ter uma permissão em um banco de dados específico, a insatisfação concreta irá emergir e poderemos ter atos de liderança para endereçar essa situação específica. Mas a agenda é motivada pelo trabalho e para o trabalho, respeitando as pessoas e buscando soluções objetivas para melhorar aquele trabalho.

E se você nem consegue responder ao item 1 do roteiro acima, o seu trabalho está com problemas graves. Você está conduzindo uma retrospectiva onde não houve entrega de valor para os seus clientes. É um sintoma de empresas que focam mais em iniciar coisas do que terminar. Ao invés, pare de começar e comece a terminar.

O passo a passo – Retrospectiva Sem Frescuras

  1. A revisão é feito em frente ao quadro Kanban. Ela foca nos itens completados.
  2. Ela coleta observações, ocorrências, falhas, ideias a serem exploradas e políticas atuais.
  3. Ela categoriza o feedback coletado e define ações de melhoria no sistema de trabalho.

Gerencie o trabalho e não as pessoas

Corpos de conhecimento com o método Kanban e o Management 3.0 nos ensinam que a gestão deve ocorrer sobre o trabalho e não sobre as pessoas.

Ao focar no trabalho, você cria pragmatismo e honestidade com a sua empresa. Você cria foco também para lidar com os problemas e frustrações. E você respeita também o direito das pessoas estarem irritadas e ainda assim entregar um trabalho honesto e apto para o propósito da sua organização e seus clientes.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s